Whirlpool
- Principais riscos que a própria Companhia enxerga e assume

Principais riscos da Companhia

Mudanças nas condições econômicas podem afetar adversamente a demanda por nossos produtos.

Uma série de fatores econômicos afetam, em geral, a demanda por nossos produtos, tais como: o produto interno bruto, a disponibilidade de crédito ao consumo, as taxas de juros, confiança do consumidor e os níveis de endividamento, as tendências de varejo, crescimento da construção civil, e as taxas de câmbio de moeda estrangeira. Taxas de desemprego e custos mais elevados de combustível e outros custos energéticos, bem como taxas de imposto mais elevadas podem prejudicar a demanda. O declínio na atividade econômica de mercados em que operamos pode afetar adversamente nossa condição financeira e resultados das operações.

A capacidade de efetivamente executar e gerenciar os nossos objetivos de negócio.

A natureza altamente competitiva da nossa indústria requer que efetivamente possamos executar e gerir o nosso negócio. A eventual incapacidade de controlar eficazmente os custos e melhorias de produtividade pode afetar os nossos lucros. Além disso, a eventual incapacidade de fornecer alta qualidade e produtos inovadores poderia afetar adversamente nossa capacidade de manter ou aumentar nossas vendas e nossas receitas e resultados

financeiros em geral. Nosso sucesso depende também de antecipar mudanças nas preferências dos clientes e em desenvolver novos produtos e executar lançamentos de sucesso em resposta a tais mudanças. Nossos resultados futuros e nossa capacidade de manter ou melhorar nossa posição competitiva depende da nossa capacidade de avaliar a direção de nossos principais mercados e, em tempo oportuno, identificar, desenvolver, fabricar, comercializar e vender produtos novos e adequados a estes mercados em mudança.

Nossos direitos de propriedade intelectual são valiosos, e qualquer incapacidade de protegê-los poderia reduzir o valor dos nossos produtos, serviços e marcas.

Nós consideramos que os nossos direitos de propriedade intelectual, incluindo patentes, marcas, design, know-how, segredos industriais e acordos de licenciamento, são um aspecto importante e valioso do nosso negócio. A nossa incapacidade de obter ou proteger adequadamente nossas marcas, patentes, produtos ou novas funcionalidades de nossos produtos e processos pode diminuir a nossa competitividade.

Nossa capacidade de atrair, desenvolver e reter funcionários talentosos é crucial para o resultado de nossas operações e seu crescimento futuro.

Nós dependemos dos serviços e do desempenho de nossos principais executivos, quadros superiores e pessoal qualificado, em especial os nossos profissionais com experiência em nossos negócios e operações. Nós não podemos ter certeza de que nenhum desses indivíduos permanecerá na organização. Uma incapacidade de contratar, desenvolver e reter um número suficiente de funcionários qualificados pode prejudicar nosso negócio, por exemplo, atrasando a nossa capacidade de levar novos produtos ao mercado ou impedindo o sucesso de nossas operações. A Empresa atrai, retém e desenvolve os melhores profissionais do mercado. Referência em gestão de pessoas, há quinze anos a Whirlpool esteve em todas as edições do Guia Exame/Você S.A. - As Melhores Empresas para Você Trabalhar. Em 2010, foi a primeira classificada no ranking.

Resultados desfavoráveis de processos legais podem afetar negativamente os nossos negócios e desempenho financeiro.

Em decorrência natural de nossas atividades, estamos sujeitos a uma variedade de obrigações legais e regulatórias, que inclui, entre outros, o direito do consumidor relativo aos defeitos do produto, os direitos de propriedade intelectual, as obrigações tributárias, as questões ambientais, e as questões comerciais e de conformidade com as leis de defesa da concorrência, cujas violações podem implicar em sanções civis ou penais.

Estimamos contingências passivas e estabelecemos reservas, como exigido pelos princípios contábeis geralmente aceitos, com base na nossa avaliação de contingências em que a responsabilidade é considerada provável e razoavelmente estimável, em função dos fatos e circunstâncias conhecidas por nós em um determinado ponto no tempo.

Desenvolvimentos subsequentes no processo judicial podem afetar a nossa avaliação e as estimativas da contingência registrada e poderia resultar em um efeito adverso em nossos resultados de operações durante o período em que a responsabilidade seria reconhecida, ou em nossos fluxos de caixa para o período em que os montantes seriam pagos.

A deterioração das relações de trabalho pode afetar negativamente o nosso negócio.

Podemos estar sujeitos a interrupções de trabalho, o que poderia ter um efeito material adverso sobre nossos negócios, condição financeira ou nos resultados das operações. Além disso, não podemos ter certeza de que seremos capazes de renovar os acordos de negociação coletiva nas mesmas condições, ou em condições similares, o que também pode ter um efeito material adverso sobre nossos negócios, condição financeira ou nos resultados das operações.

Responsabilidade do produto e custos de retirada de produtos pode afetar negativamente nossos negócios e desempenho financeiro.

Estamos sujeitos ao risco de exposição à responsabilidade sobre produto e requisição de recalls se algum dos nossos produtos for apontado como causador de danos a pessoas ou à propriedade. No caso de algum dos nossos produtos comprovadamente apresentar defeito, talvez seja necessário executar um recall e / ou redesenhar tal produto. Além disso, qualquer reclamação ou retirada do produto que resulte em publicidade negativa pode afetar negativamente nossos negócios, condição financeira ou resultados das operações. Nós mantemos um seguro de responsabilidade do produto, porém qualquer ação de recall que eventualmente seja requerida poderia ter um impacto significativo sobre nossa situação financeira, resultados operacionais e / ou fluxos de caixa.

Riscos de estoques e outras classes de ativos.

Nós registramos baixas de estoque para produtos e estoques de componentes que se tornam obsoleto. Nós igualmente revemos nossos ativos de longa duração sempre que eventos ou circunstâncias indicam que a quantia escriturada de um ativo pode não ser recuperável. Se julgarmos que tais circunstâncias ocorreram, nós registramos um “write-down” igual ao montante em que o valor contábil dos ativos que exceder seu valor justo de mercado.

Constituímos provisões para estoques de baixa rotatividade ou obsoletos quando consideradas necessárias pela Administração. Apesar de acreditarmos que o nosso inventário e as disposições de outros ativos relacionados são atualmente suficientes, nenhuma garantia pode ser dada de que, dado o ritmo imprevisível da obsolescência dos produtos, não vamos incorrer em estoque de ativos complementares ou encargos relacionados. Essas taxas poderão afetar nossa situação financeira e resultados operacionais.

Podemos estar sujeitos a falhas nos sistemas de tecnologia da informação, interrupções e falhas na rede de segurança de dados, que podem afetar substancialmente as nossas operações, condição financeira e resultados operacionais.

Nós dependemos da tecnologia da informação e de serviços terceirizados em nossas operações e interação com os nossos clientes, bem como para manter a precisão e a eficiência financeira. Eventuais falhas do sistema de tecnologia da informação podem afetar nossas operações, condição financeira e resultados operacionais.

Os interesses de nosso Acionista Controlador podem ser conflitantes com os interesses dos acionistas minoritários

Nosso Acionista Controlador tem poderes para, entre outras coisas, eleger a totalidade dos membros de nosso Conselho de Administração e determinar o resultado de deliberações que exijam aprovação de acionistas, inclusive em operações com partes relacionadas, reorganizações societárias, alienações de ativos, parcerias e a época do pagamento de quaisquer dividendos futuros, observadas as exigências de pagamento do dividendo obrigatório, impostas pela Lei das Sociedades por Ações. Nosso Acionista Controlador poderá ter interesse em realizar aquisições, alienações de ativos, parcerias, buscar financiamentos ou operações similares que podem ser conflitantes com os interesses dos acionistas minoritários.

A volatilidade e a falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender as Ações pelo preço e ocasião que desejam.

O mercado brasileiro de valores mobiliários é substancialmente menor, menos líquido e mais concentrado, podendo ser mais volátil do que os principais mercados de valores mobiliários mundiais. Não podemos assegurar o grau de liquidez de nossas ações, o que poderá limitar consideravelmente a capacidade do adquirente de nossas ações de vendê-las pelo preço e na ocasião desejados.

Flutuações e volatilidade dos custos de matérias-primas e componentes comprados podem afetar adversamente os nossos lucros.

As matérias-primas utilizadas para produzir e fabricar nossos produtos são commodities como aço, resinas plásticas e metais, como alumínio, cobre, zinco e níquel. Em uma base global e regional, as fontes e os preços dos materiais e componentes são sensíveis a flutuações de  preços devido à oferta / demanda, tendências, custos de transporte, regulamentação governamental e tarifas, mudanças nas taxas de câmbio, controles de preços, o clima econômico, e outras circunstâncias imprevistas. Para se proteger da exposição de variação nos preços de commodities, a Companhia adota a estratégia de cobertura de “hedge”. Aumentos significativos nestes e outros custos podem afetar materialmente nossos lucros.

A capacidade dos fornecedores para entregar peças, componentes e equipamentos para fabricação de nossos produtos, incluindo a nossa capacidade de produção sem interrupção, poderia afetar o nosso desempenho empresarial.

Usamos uma ampla gama de materiais e componentes na fabricação de nossos produtos e utilizamos inúmeros fornecedores para fornecer materiais e componentes. Como geralmente não temos acordos de abastecimento garantido com os nossos fornecedores, e algumas peças-chave podem ser fornecidas por um único fornecedor ou um grupo limitado de fornecedores, estamos sujeitos a riscos de fornecimento e preços. Nossas operações e as operações nas instalações dos fornecedores estão sujeitas à ruptura por uma variedade de razões, incluindo mas não limitado a, interrupções do trabalho, incêndios, inundações ou outros. Qualquer interrupção significativa poderia impactar negativamente nossa receita e lucratividade.

A perda ou diminuição substancial nas vendas de alguns de nossos principais clientes comerciais pode afetar adversamente nossa performance financeira.

Possuímos uma base de clientes bastante diversificada e de larga abrangência. Essa base é , composta por grandes clientes comerciais, bem como distribuidores de médio e pequeno porte, no mercado nacional (distribuídos por todo o país) e no exterior. . Adicionalmente, fazemos vendas diretamente ao consumidor final. A maioria dos nossos produtos não é vendida através de contratos de longo prazo, possibilitando variações e negociações de volumes pelos clientes com os fornecedores. A recente concentração de importantes redes varejistas pode representar uma tentativa de melhorar a sua rentabilidade por diversos meios, incluindo uma maior eficiência, redução de preços e aumento dos programas de promoção. Se não formos capazes de satisfazer as suas necessidades, o nosso crescimento de volume e resultados financeiros podem ser afetados negativamente. A perda ou a redução substancial no volume de vendas dos principais grupos de compra pode afetar adversamente nossa performance financeira. A diversificação e abrangência acima referida minimiza referido risco.

Enfrentamos uma intensa concorrência.

Operamos em um ambiente empresarial altamente competitivo e enfrentamos forte concorrência de um número crescente de companhias. Vários desses concorrentes são empresas bem estabelecidas com um compromisso para o sucesso no mercado global. A concorrência no mercado global é baseada em uma série de fatores, incluindo performance, inovação, design e funcionalidades do produto, eficiência energética, qualidade, custo, preço de venda, distribuição e incentivos financeiros, como a publicidade cooperativa, co-marketing, campanhas de incentivos à força de vendas, entre outros. A capacidade de competir com sucesso num ambiente altamente competitivo é fundamental para o desempenho do nosso negócio.

Mudanças no ambiente legal e regulatório pode limitar as nossas atividades, aumentar nossos custos operacionais, reduzir a demanda por nossos produtos ou resultar em processos judiciais.

A conduta de nosso negócio está sujeita a várias leis e regulamentação dos governos federal, estadual e municipal, bem como a leis estrangeiras, impactando nossa produção, distribuição, venda, publicidade, segurança, transporte e utilização de muitos dos nossos produtos. Além disso, nós incorremos em investimentos e outras despesas para cumprir diversas leis e regulamentos aplicáveis, especialmente relacionadas com a proteção ambiental, de saúde e segurança. Mudanças nas leis, regulamentos ou políticas governamentais, e as interpretações relacionadas, podem alterar o ambiente em que fazemos negócios e, portanto, os nossos resultados.

Flutuações nas taxas de câmbio podem afetar o nosso desempenho financeiro.

Partes importantes da nossa geração de receitas e despesas são feitas em outras moedas que não o Real. Mudanças nas taxas de câmbio das moedas funcionais das operações estrangeiras afetam o valor da nossa receita e lucro em Reais. A volatilidade recente nos mercados cambiais aumentou nosso risco. Usamos hedge cambial para gerir as nossas exposições de transação em moeda estrangeira. Nós não podemos eliminar completamente a nossa exposição a flutuações de moeda estrangeira, o que pode afetar adversamente nossa performance financeira. Além disso, como nossos resultados financeiros consolidados são apresentados em Reais, a tradução dos resultados gerados em outras moedas para o Real pode resultar em um aumento ou diminuição na quantidade das vendas ou lucros.

Riscos associados com nossas operações internacionais podem diminuir nossas receitas e aumentar os nossos custos. Esperamos que as vendas internacionais continuem a representar uma parte significativa das nossas vendas líquidas no futuro. Assim, enfrentamos inúmeros riscos associados com a realização de operações internacionais, que podem afetar negativamente o nosso desempenho financeiro. Estes riscos incluem o seguinte:

• mudanças nos requisitos regulamentares do país estrangeiro;

• Restrições à Importação/exportação e disponibilidade de licenças necessárias para importação / exportação;

• Imposição de tarifas externas e outras barreiras comerciais;

• instabilidade política, jurídica e econômica;

• flutuações cambiais;

• mudanças nas regras fiscais, regulação e outros requisitos dos países estrangeiros;

• inflação;

• greves e interrupções na entrega de produtos importados e exportados;

• controles de preços pelo governo;

• condições de pagamento estendido e da incapacidade para recolher as contas a receber e

• a incapacidade para repatriar dinheiro.